quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O que falam dos palhaços por ai...



" O palhaço representa uma situação de desnível, de inadequação do homem frente a vida, através dele exorcizamos a nossa impotência, as nossas contradições e, principalmente, a luta ridícula e desproporcional contra os fantasmas de nosso egoísmo, de nossa vaidade e de nossa ilusão"

"Fazer rir me pareceu algo extraordinário, uma sorte, um privilégio" .(Fellini)

"O estado de clown seria o despir-se de seus próprios estereótipos na maneira como o ator age e reage às coisas que acontecem a ele, buscando uma vulnerabilidade que revela a pessoa do ator livre de suas armaduras. É a redescoberta do prazer de fazer as coisas, do prazer de brincar, do prazer de se permitir, do prazer de simplesmente ser. É um estado de afetividade, no sentido de "ser afetado", tocado, vulnerável ao momento e às diferentes situações. É se permitir, enquanto ator e clown, surpreender-se a si próprio, não ter nada premeditado, mesmo se estiver trabalhando com uma partitura já codificada.
O estado de clown é levar ao extremo a importância da relação, a relação consigo mesmo, o saber ouvir-se, e a relação com o "fora", o elemento externo, o parceiro, os objetos de cena, as pessoas do público". (Ricardo Puccetti)

"o clown é o mais nu de todos os artistas " (Dimitri)

* Foto de Gardi Hutter

Nenhum comentário:

Postar um comentário